Business Process Management

06/12/2016

O Business Process Management (BPM) é uma gestão dos processos do negócio. Essa gestão é feita através de uma visão sistêmica e geral da organização e é baseada na definição de parâmetros, monitoramento, controle e adaptação para melhoria contínua dos processos. A automação dos processos também é um objetivo do uso do BPM.

Para que serve o Business Process Management?

O BPM serve, de maneira geral, para melhorar os resultados da empresa como um todo e, por isso, é especialmente utilizado em tempos de crise. Para fornecer esses resultados, o BPM atua da seguinte maneira:

  • Melhora a efetividade e eficiência dos processos

    Como os processos são avaliados, gerenciados e passam por melhorias contínuas, eles se tornam mais eficientes, atingindo os objetivos de maneira mais precisa. Além disso, com o uso adequado do BPM é possível evitar retrabalhos.

  • Reduz os custos

    Processos eficientes são processos mais baratos e, por isso, o uso dessa gestão de maneira correta permite que a empresa gaste menos para as mesmas operações - o que é especialmente útil em períodos de crise.

  • Diminui o tempo de produção e melhora a qualidade

    Como permite a automatização de processos, o BPM diminui a exposição a erros e falhas em geral, melhorando a qualidade como um todo do resultado final. Além disso, a automação ou mesmo o gerenciamento eficaz reduzem o tempo gasto pelo processo.

  • Diminui ou elimina ruídos na comunicação

    Ruídos na comunicação em um meio empresarial podem significar perda de tempo e de dinheiro. Como garante uma visão mais sistêmica, o BPM ajuda a reduzir ou mesmo a eliminar essas falhas de comunicação, garantindo que o processo ocorra de maneira otimizada.

  • Vantagens do BPM

    O BPM ajuda empresas a identificar a importância estratégica de seus processos e a tirar vantagens competitivas disso. Serve, também, para proporcionar ao gestor uma maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria no serviço prestado ao cliente, por meio de indicadores e resultados.

    Os processos são controlados por uma série de índices de avaliação de processos, como o tempo de execução do processo, melhorias de desempenho, acompanhamento do processo corrente, entre outros.

    Onde e como o Business Process Management pode ser usado?

    Basicamente, o BPM pode ser utilizado em diferentes departamentos da empresa, sendo necessário apenas adequá-lo aos parâmetros das necessidades de cada setor.

    Assim, o BPM pode ser utilizado no RH, por exemplo, para estabelecer e controlar práticas de gerenciamento do capital humano. De maneira semelhante, o setor de atendimento de uma empresa pode se beneficiar do uso de BPM já que terá indicações de procedimentos e automatizações para realizar tarefas específicas, como quando um cliente deseja uma troca sob condição de pagamento específica.

    Outros processos indicados para o uso de BPM incluem os mais complexos, os que envolvem múltiplos setores, os dinâmicos, os que envolvem interação e principalmente aqueles que possuem exceções e que necessitem de tomadas de decisões rápidas e embasadas, já que o BPM ajuda em sua automação considerando as diferentes variáveis.

    Nossa equipe ficará nas suas dependencias para fazer todo o mapeamento das rotinas  , modelar para criar procedimentos operacionais de facil entendimento e acesso , conte com o Grupo Nobre Fernandes para otimizar seu estabelecimento

    contato@gruponobrefernandes.com.br